Em 1971, uma verdadeira esquadra constituída de seis Porsches 917 largou em Le Mans. O carro de corrida branco com as típicas faixas da Martini tinha as novas “barbatanas de tubarão” na cauda, que a Porsche usou na pré-temporada, em abril. Elas tornavam o carro de corrida com 600 cv (441 kW) de potência mais estável em retas e reduziam a resistência do ar em onze por cento. Além disso, esse 917 foi o primeiro Porsche a atuar em corridas com uma armação tubular de magnésio. Com isso, o veículo ficou tão leve que os engenheiros, a fim de distribuir melhor o peso, ficaram à vontade para instalar um tanque de óleo do motor de 55 litros ao invés de 20 litros, chegando com isso ao peso exigido de 800 quilogramas. Tendo ficado pronto em 5 de junho, o carro de corrida percorreu 552 quilômetros no treino de Le Mans e venceu em seguida as 24 Horas com uma velocidade média de 222,3 km/h e uma distância percorrida de 5.335,16 quilômetros. Com essa façanha, os pilotos Gijs van Lennep e Helmut Marko quebraram dois recordes que viriam a ser imbatíveis nos 39 anos seguintes. Além disso, à melhor moda Porsche, eles ganharam ainda o “Index of Performance”, um prêmio que destacava o menor consumo em proporção à cilindrada utilizada.

Motor: V12 (180°)
Cilindrada: 4.907 cm³
Potência: 600 cv (441 kW)
Peso em estado vazio: 800 kg
Velocidade máxima: 360 km/h
Pilotos: Helmut Marko, Gijs van Lennep

https://www.porsche.com/brazil/pt/aboutporsche/christophorusmagazine/archive/366/articleoverview/article11/